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Persona: qual a importância de conhecer o público do seu negócio?

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Fazer estratégias de gestão inteligentes é indispensável para o sucesso de qualquer negócio, como a definição de persona para a sua empresa. 

Este, trata-se de um modelo de cliente ideal, em que se pode definir um perfil para ter estratégias de marketing e branding adequadas a um determinado público. 

São muitos os benefícios de se fazer a criação da persona, por isso, neste artigo você saberá o que é, porque criar e que benefícios você terá com a elaboração de uma persona. Confira!

O que é persona?

A persona é um modelo fictício de um cliente ideal, criado para representar um grupo específico de consumidores. 

Elas são utilizadas em marketing e design de produtos para ajudar a entender e se comunicar com o público-alvo. 

As personas são baseadas em dados de pesquisa, incluindo informações demográficas, comportamentais e psicográficas. 

São usadas para guiar a criação de conteúdo, a construção de produtos e a estratégia de comunicação mais assertiva para um maior alcance do consumidor.

Por isso, ter os dados da persona é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. 

É importante entender a diferença entre persona e público-alvo e traçar estratégias de gestão a partir da definição desses perfis para ter melhores resultados em sua empresa. 

Persona x Público-alvo

Os conceitos de persona e de público-alvo são super importantes na estratégia de marketing, mas eles diferem entre si. 

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal, enquanto o público-alvo é o grupo de pessoas reais a quem a empresa pretende vender seus produtos ou serviços.

Sua criação é uma etapa importante na definição da estratégia de marketing, pois permite entender melhor as necessidades, desejos e comportamentos do cliente ideal.

Seu desenvolvimento baseia-se em dados demográficos, comportamentais e psicográficos, e serve como base para a criação de campanhas de marketing eficazes.

O público-alvo, no que lhe concerne, é o grupo de pessoas reais que a empresa deseja atingir com sua comunicação e suas ações de marketing. 

Ele é definido com base em critérios demográficos, comportamentais e geográficos, e pode ser segmentado conforme as necessidades da empresa.

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Qual a importância da persona?

A criação de uma persona é fundamental para a estratégia de marketing de uma empresa, pois permite entender melhor as necessidades, desejos e comportamentos do cliente ideal. 

Uma vez criada, a persona serve como base para a criação de campanhas de marketing eficazes, pois permite direcionar as ações de comunicação para o público certo, com o conteúdo e o tom de voz adequado. 

Isso resulta em campanhas mais eficazes e eficientes, pois a mensagem chega diretamente às pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa. 

Assim, a criação da persona é um fator estratégico e de total importância para o seu negócio. 

Motivos para criar a sua persona

Há vários motivos para se criar a persona de sua empresa, dentre os quais podemos citar: 

Facilidade de alcançar seu público

A criação da persona permite identificar qual é o público-alvo mais propenso a adquirir o produto ou serviço oferecido pela empresa. 

Isso possibilita direcionar as ações de comunicação para o público certo, com o conteúdo e o tom de voz adequado, resultando em campanhas mais eficazes e eficientes.

Maior entendimento de demandas

É possível entender a demanda de diversas maneiras ao ter uma persona bem criada.

Primeiramente, ela permite conhecer os interesses, necessidades e desejos do cliente ideal. 

Isso é feito através da coleta de dados demográficos, comportamentais e psicográficos, utilizados para criar uma representação fictícia do cliente. 

Com essa representação em mãos, é possível entender qual é o tipo de produto ou serviço que esse cliente ideal estaria interessado em adquirir, bem como quais seriam suas principais dores e necessidades.

Além disso, a criação de uma persona também permite entender a demanda através da segmentação do público-alvo. 

Ao identificar diferentes grupos de pessoas com necessidades semelhantes, é possível desenvolver estratégias específicas para cada um deles, oferecendo soluções mais adequadas para cada segmento. 

Isso permite identificar as principais necessidades e desejos de cada segmento e, assim, atender de forma mais eficaz à sua demanda.

A criação de persona também permite entender a demanda através do estudo de comportamento do consumidor. 

Ao entender como o cliente ideal se comporta em diferentes situações, é possível identificar quais são as principais motivações e barreiras para a compra, e assim desenvolver estratégias para superar essas barreiras e maximizar as motivações.

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Identificação do público com a marca

Ao ter campanhas direcionadas, a identificação do público com a marca será muito maior, pois haverá um nível de linguagem pensado especialmente no público que se quer atingir. 

Assim, criar uma persona é fundamental para aumentar a identificação do público com a marca. 

Ela permite entender melhor as necessidades e desejos do cliente ideal, direcionar as ações de comunicação para o público certo.

Além de desenvolver conteúdo e campanhas relevantes para o público, segmentar o público-alvo e oferecer soluções mais adequadas, aumentando assim a probabilidade de que o público se identifique e se torne fiel à marca.

Simplificação em estratégias de gestão 

Há várias formas de melhorar a gestão, como a criação da persona de forma correta, o planejamento estratégico, a gestão de processos, etc. 

Para fazer uma gestão eficiente, é preciso ter estratégias adequadas e ferramentas inteligentes que simplifiquem a gestão. 

Com o ERP NexusCloud, você terá muitas opções com uma ferramenta completa para uma gestão simples, eficiente e que alcance maiores resultados. 

Direcionar os esforços para a sua persona e ter maior eficiência em sua gestão vai ser muito mais fácil com a NexusCloud!

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