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Loja de Materiais Elétricos: Aprenda a aplicar estratégias para vender mais

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Para efetuar mais vendas de materiais elétricos, é possível recorrer a uma série de estratégias em sua loja, visando atrair a atenção e conquistar a confiança de seu cliente.

As empresas com vendas de materiais elétricos mais expressivas são aquelas que sabem se posicionar no mercado, fazendo com que o consumidor se recorde da empresa quando precisa fazer uma reforma ou uma construção. Da mesma forma, oferece produtos de qualidade, com variedade de materiais.

Nós elencamos algumas dicas importantes para que a sua loja seja destaque na memória de seus clientes.

O RAMO DE MATERIAIS ELÉTRICOS: QUAL A IMPORTÂNCIA?

As lojas de materiais elétricos são fundamentais por diversos aspectos, elencamos 3 principais para que identifique oportunidades de negócio.

1.      Construção

O ramo elétrico está diretamente relacionado ao ramo da construção, tendo em vista que, todo imóvel necessita de disjuntores, tomadas e outros itens do ramo elétrico.Portanto, toda construção acaba requerendo materiais elétricos. Saber divulgar sua empresa junto a construtoras, pedreiros e profissionais do ramo de construção possibilita vender mais. Uma vez que os profissionais podem indicar a empresa para seus clientes, resultando em novos compradores.

2.      Segurança

Um imóvel com materiais elétricos antigos acaba não tendo a segurança necessária para funcionar perfeitamente. Em especial por causa da atualização dos eletrodomésticos ao longo dos últimos anos, que podem gerar sobrecarga em imóveis mais antigos.

Em alguns casos, a falta de manutenção pode gerar curto circuito e consequentemente a queima de equipamentos e até mesmo incêndios. Portanto, é interessante divulgar a sua empresa usando o gancho da segurança para conscientizar potenciais clientes sobre a necessidade de manutenções.

3.  Manutenção

Por último, mas não menos importante, toda manutenção estrutural revê também a fiação e demais materiais, impulsionando clientes a procurarem lojas do segmento.O que faz com que sua empresa tenha oportunidade de se aproximar estrategicamente de profissionais que atuam como marido de aluguel e outros do setor de manutenção.

Ter parceiros e divulgação efetiva nas três áreas citadas contribui para que seja possível aumentar suas vendas de materiais elétricos com eficiência.

QUAIS ESTRATÉGIAS APLICAR PARA VENDER MAIS EM LOJA DE MATERIAIS ELÉTRICOS?

Existem muitas estratégias eficazes para aplicar em seu ponto de venda, visando atrair e fidelizar clientes, como:

1.      Exposição dos produtos

Ter um ambiente agradável, com produtos separados em gôndolas de forma que faça sentido, com os preços expostos e itens acessíveis para seu cliente é fundamental. Não é raro que lojas de itens elétricos tenham apenas um balcão, sejam pequenas e apertadas. E quando o ambiente não é acolhedor para o cliente, acaba dificultando o crescimento de seu negócio. Oferecer espaço, visibilidade dos itens, preços bem colocados e bom atendimento contribui para que o negócio tenha ótimos resultados. Possibilita, então, que os consumidores passem mais tempo na empresa e consequentemente comprem mais.

2.  Suporte ao cliente

Todos os vendedores precisam conhecer os produtos com riqueza de detalhes para que possam prestar suporte ao cliente, oferecendo aconselhamento sobre quais são os melhores produtos para levar. De modo que, o cliente possa ter orientação de qualidade, sentindo confiança na mensagem transmitida pelo vendedor, o qual não está tentando “empurrar” produtos e que presta orientações de qualidade. Dar o devido suporte ao cliente auxilia no processo de vendas, fazendo com que a reputação da empresa seja positiva.

3.  Variedade de materiais e marcas

É importante oferecer variedade de materiais e marcas de cada item disponibilizado. Tendo como objetivo que o cliente tenha poder de escolha, encontrando os itens das marcas que prefere.Geralmente os consumidores possuem referências de quais são as melhores marcas de produtos em cada segmento. Portanto, é útil ter variedade para que o cliente possa se sentir confortável escolhendo os itens que possuem boa reputação no mercado. Oferecer marcas que são desejadas por seus clientes faz com que a empresa tenha reputação de vender itens de boa qualidade.

4.      Marketing

É imprescindível investir em marketing, divulgando sua empresa para o público. Para alcançar mais vendas de materiais elétricos é importante oferecer conteúdo de qualidade, principalmente online. Mostrar como os materiais são usados, conscientizar sobre a importância de reformas e atualizações, mostrar novidades do setor e muito mais. Sempre com o foco de atrair a atenção do seu público-alvo, fazendo com que mais pessoas conheçam a sua loja, tenham confiança no seu trabalho e vejam a empresa como uma referência no segmento.

Justamente para que possa se destacar em seu nicho de atuação, se tornando referência no setor, o trabalho de marketing deve ser com o foco na construção de sua marca, para que os clientes sempre possam associar materiais elétricos de qualidade à sua empresa. Assim, ocupa a memória do seu público. Afinal, quando o cliente conhece sua boa reputação no mercado e associa a sua loja aos materiais de qualidade, será natural visitar a empresa quando precisar de itens elétricos.

5.  Como um sistema ERP pode te ajudar?

Ter um sistema de gestão eficiente garante impacto positivo nas vendas. Afinal, quem deseja vender mais materiais precisa ter uma meta clara, estoque coerente e equipe bem treinada para tal. Com o sistema de ERP em sua loja, é possível organizar todo o estoque, garantindo que os produtos disponíveis possam suportar a demanda crescente de clientes. Pode evitar que a empresa invista em propaganda e estratégias de marketing, atraia clientes e não consiga disponibilizar o que está sendo procurado, gerando frustração em seu público.

A gestão assertiva de estoque possibilita a disponibilização de produtos adequados, que estão de acordo com aquilo que é diariamente procurado pelos potenciais consumidores. Além disso, uma gestão eficiente de todos os processos internos da empresa contando com o suporte de um bom sistema de ERP, possibilita um crescimento saudável para o negócio.

O software NexusCloud disponibiliza funcionalidades específicas para lojas de materiais de construção e materiais elétricos, oferecendo diversas funcionalidades. Relatórios e gráficos combinados, possibilidade de gerenciar diferentes unidades da empresa usando o mesmo software, cadastro de clientes e fornecedores de forma detalhada e muito mais funcionalidades são oferecidos pelo NexusCloud.

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