Com o avanço da tecnologia, muitos consumidores passaram a fazer compras on-line com frequência. Em 2018, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$53,2 bilhões e, em 2019, esse valor teve um aumento de 22,5%, chegando a uma receita de R$75,1 bilhões.
E, com a pandemia de Covid-19, o Brasil foi o país da América Latina que teve a maior alta nas compras on-line, chegando a cerca de 30%, enquanto outros países latinos americanos ficaram em uma média de 24% e os demais continentes em 17%, de acordo com pesquisa da Barometro Covid-19 realizada em 2021 com mais de 11 mil pessoas em 21 países.
Ou seja, comercializar os produtos e serviços na internet é indispensável para qualquer negócio que queira posicionar melhor sua marca. A tecnologia ajuda nas vendas de lojas físicas e virtuais, divulgando os produtos e atingindo um público mais amplo e com maior qualidade.
Com isso, é importante aproveitar esse momento em que seu público-alvo tem confiança em fazer compras on-line e a ascensão que o comércio eletrônico brasileiro está vivendo para abrir portas ao seu negócio, aumentar o seu faturamento e se posicionar da melhor forma nos marketplaces.
O que são marketplaces?
Os marketplaces funcionam como intermediários em uma negociação. São sites e plataformas que concentram diversos vendedores em um único lugar, permitindo que essas marcas criem suas lojas e trabalhem conforme as políticas pré-estabelecidas pelo site.
Adotar a utilização de um marketplace no início de um negócio, é uma excelente forma de reduzir os investimentos iniciais, além de aumentar a segurança tanto para o vendedor quanto para o comprador.
Mas, se as lojas devem funcionar de acordo com as regras do marketplace, como se destacar e aumentar as vendas nesses domínios? Confira 4 dicas sensacionais neste artigo para alavancar seus resultados em marketplaces!
Diferenças entre loja virtual e marketplace
Como vimos, o marketplace é um lugar que concentra diversas lojas, funcionando de certa forma como um intermediário entre a loja vendedora e o comprador. Em uma analogia ao mundo físico, é como se o marketplace fosse um shopping e a loja fosse um estabelecimento em área individual (com muitas diferenças práticas, naturalmente).
A loja virtual é um e-commerce onde você divulga sua marca, com apenas a sua loja e seus esforços. Exemplo disso é quando você cria um site próprio para vender seus produtos. Entre os benefícios de ter uma loja virtual, estão:
- Baixo investimento inicial
Para criar uma loja na internet, basta comprar um domínio, escolher a plataforma de e-commerce que atende às suas necessidades, oferecer diversas formas de pagamento, cadastrar seus produtos e vender. Sendo muito mais prático do que montar uma loja física, que precisa de um alto investimento e estudo de localização.
- Possibilidade de funcionar 24 horas
Os seus produtos estarão disponíveis para o cliente a qualquer horário do dia, facilitando e agilizando o processo de compra.
- Alto alcance de consumidores
Com uma loja virtual, você consegue atingir clientes em qualquer parte do mundo, além de ingressar no meio internacional.
- Proporcionar a experiência do consumidor
Ao escolher um segmento de atuação para sua loja virtual, fica mais fácil conquistar clientes em potencial e conhecer os gostos do seu consumidor e o que o levou a comprar na sua loja, por exemplo. Conseguindo assim, extrair dados do seu público e utilizá-los em campanhas.
Já o marketplace é um lugar que concentra diversos vendedores, facilitando sua visibilidade na internet e permitindo que você crie uma loja com mais facilidade e visibilidade para atingir mais clientes. Assim, enquanto a loja é uma iniciativa própria de seu negócio, o marketplace é um aglomerado de lojas. Quanto mais confiável o marketplace, melhor para o seu negócio.
Estar em um marketplace não anula a opção de ter uma loja virtual, mas com certeza tem muitas vantagens operacionais e financeiras como veremos a seguir.
Quais são os benefícios de trabalhar com marketplace?
Há vários benefícios em se vender em um marketplace. Confira os principais:
- Investimento reduzido
Ao criar sua loja em um marketplace, você reduz custos com a criação de um site e com a sua manutenção. A estrutura do site já estará pronta, você só terá que organizar e distribuir seus produtos ou serviços!
- Maior visibilidade
Existem tantos sites na internet que posicionar o seu a ter mais visibilidade pode ser uma tarefa muito difícil. Por isso, optar por um marketplace pode ser uma excelente ideia. Ele dará maior visibilidade à sua loja!
- Maior volume de visitas
Com maior visibilidade, você terá mais visitas à sua lojinha, aumentando também a conversão de vendas de seus produtos.
- Confiabilidade
Ao começar um site próprio, leva um bom tempo até que os clientes confiem em comprar em sua loja. Com tantas fraudes na internet, alguns clientes podem optar por marketplaces por sua confiabilidade, tornando-os mais benéficos.
4 dicas para aumentar as vendas no marketplace
Agora que você sabe quais são os benefícios de fazer sua loja no marketplaces, confira quais são as formas de melhorar seus resultados e aumentar suas vendas nessas plataformas.
- Tenha preços justos e competitivos
Apesar de aumentar a visibilidade, sua concorrência também está mais alta em um marketplace. Por isso, é importante ter preços competitivos em relação a outros produtos similares para que você não fique para trás!
- Capriche na apresentação dos produtos
Boas fotos e textos atrativos são indispensáveis para fisgar seus clientes. Com tantos produtos sendo vendidos online, aqueles com fotos de mais qualidade, apresentações atraentes e textos chamativos e bem explicados vão se destacar no marketplace e vender mais do que os outros.
- Dê possibilidades de frete e pagamentos
Ao vender online, você alcançará um público muito maior. Mas, para conquistá-los, é preciso ter possibilidades de frete e de pagamentos diversificados para esse público alcançado. Muitas vezes, o próprio marketplace oferta condições competitivas de frete e de meios de pagamento. Também é possível integrar essas possibilidades a bons sistemas ERP e ter ainda mais destaque no mercado. Disponibilize essas opções para seus clientes e você alcançará uma quantidade muito maior de pessoas!
- Conquiste feedbacks positivos
Quem compra online sempre presta bastante atenção às avaliações da experiência de outros usuários. Por isso, incentive seu cliente a dar feedbacks e construa uma imagem positiva de sua empresa para que mais pessoas confiem em comprar de sua loja.
Conclusão
Estar em um marketplace é uma excelente opção para impulsionar seu negócio. As vendas em um marketplace podem ser aumentadas pelas dicas simples que vimos acima, fundamentais para você se destacar no mercado.
E, para que seu negócio tenha ainda mais visibilidade e sucesso, é importante apostar em um sistema ERP como o NexusCloud, que atende às exigências e necessidades de gestão da empresa, com aplicativos e recursos que proporcionam o planejamento, organização, direção e controle da empresa, auxiliando na gestão estratégica e no bom posicionamento da marca no marketplace.
Conheça a NexusCloud e aumente suas vendas em marketplace!